Alunos de Uruçuí participam de Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Sul

Publicada em 09 de Novembro de 2016 às 11h50 .

Alunos do curso técnico em informática do Centro Estadual de Educação Profissional de Tempo Integral Maria Pires Lima, de Uruçuí (PI), participaram da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia - MOSTRATEC que aconteceu na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Os estudantes Àlina Gomes Saraiva, Charliane dos Santos Teixeira e Franque Martins de Sousa, juntamente com os professores orientadores Alex dos Santos Salazar e Josenilton de Aragão Lima, desenvolveram o projeto de pesquisa intitulado "Utilização do Software KmPlot como Ferramenta Facilitadora do Ensino/Aprendizagem de Funções".


O projeto verificou se o software KmPlot pode ser utilizado como um meio inovador de facilitar o ensino/aprendizagem de funções, fugindo de métodos convencionais e tradicionais, que quase sempre não apresenta o resultado esperado.Trata-se de um estudo de campo realizado na escola investigando o ensino de matemática, com foco no conteúdo de funções, considerando nessa investigação duas metodologias de ensino: metodologia convencional e metodologia utilizando o aplicativo educacional KmPlot".



"O software permite a análise de funções matemáticas através de animação de gráficos em 2D e 3D. Adapta-se a uma proposta de educação construtivista podendo permitir que os alunos através da construção de gráficos percebam as características das funções", disse o professor orientador Alex dos Santos. O software KmPlot pode ser facilmente utilizado pelos professores de matemática das escolas públicas brasileiras que possuem laboratório de informática equipados com sistema operacional Linux educacional.


A partir dos resultados pôde-se verificar a contribuição satisfatória do software KmPlot no ensino/aprendizagem de funções matemáticas. Entendemos que o uso de softwares educacionais como ferramenta mediadora do processo potencializa o ensino proporcionando mudanças qualitativas na educação, desde que os professores compreendam, vivenciem, aceitem, flexibilizem as inúmeras possibilidades da ferramenta, adaptando-a de forma a contribuir com a educação.



Para o professor Josenilton de Aragão, que também orientou os estudantes, isso não pretende desmerecer o ensino convencional de funções matemáticas. "Estamos sugerindo e apresentando uma outra abordagem para dinamizar o ensino e/ou adequá-lo as atuais exigências da sociedade", comenta.


A MOSTRATEC é um evento destinado à apresentação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas do ensino médio e da educação profissional técnica de nível médio. Concentra jovens pesquisadores de vários países oferecendo a oportunidade na troca de conhecimentos e experiências, enriquecendo o currículo escolar desses jovens. O intercâmbio de informações fortalece a importância da pesquisa na construção do saber.
Fonte: seducpi

Comente Através do Facebook

Desenvolvido por: